Decoraçao Auguri Kika Duarte - fotografia Gab Campello

3 dicas na hora de contratar fotógrafo para festas

Nesse início de ano faremos alguns textos com dicas de nossos parceiros e fornecedores, relacionadas ao universo das festas. No artigo de hoje as dicas são da Gab Campello, fotógrafa do Rio de Janeiro e nossa parceira em muitos eventos e cursos.

Muita gente acha que para contratar um fotógrafo para festas basta pedir um orçamento, avaliar o valor e pronto. Existem, porém, muitos outros fatores que envolvem uma cobertura fotográfica e é importante ficarmos atentos à eles.

Confira abaixo as 3 dicas da Gab, para quem pretende contratar um fotógrafo para festa:

1 – Procure por referências: Ao buscar referências do profissional, como por exemplo em seu site ou redes sociais, você pode avaliar se se identifica com seu estilo; pode também procurar  opiniões de outros clientes sobre a qualidade do trabalho e a atitude dele durante os eventos. Uma breve pesquisa por referências já ajudará bastante você a decidir se vale a pena ou não pedir um orçamento.

2 – Combine claramente o escopo do trabalho: Muitas vezes nos empolgamos com a festa e nos esquecemos da importância de combinar em detalhes, definir  o que está (e o que não está) incluso no trabalho. Abaixo alguns itens importantes a serem discutidos antes da contratação. Por exemplo se você souber previamente que o prazo de entrega é de 45 dias e você tem pressa em receber o material, talvez seja o caso de buscar outra alternativa.

  • Formas de pagamento
  • Prazo e forma de entrega;
  • Quantidade de fotos
  • Duração da Cobertura Fotográfica (qtde horas)
  • Permissão (ou não) para divulgação do material em mídias sociais e sites;
  • Disponibilidade de horas extras;
  • Quantidade de imagens em alta resolução;
  • Tipo de edição;
  • Possibilidade de diagramação de álbuns;
  • Desistência x penalidades
  • Período de armazenamento e solicitação de 2ª via

3 – Registre tudo em um contrato: Algumas pessoas ficam desconfortáveis em realizar um contrato para serviços como esse, porém é importante saber  que um contrato é essencial para resguardar tanto o cliente quanto o profissional. Estando tudo devidamente registrado nele, as obrigações ficam bem claras e evita-se desgastes, preservando a boa relação entre todos.

Considero os fotógrafos essenciais para uma festa. São eles que permitem o registro e a lembrança de momentos tão importantes com a família e amigos. E para quem trabalha com festas também são fundamentais, pois fotos de qualidade são a base para a divulgação do trabalho, como sempre reforço em meus cursos. Esses pequenos cuidados na hora de contratar protegem todos de dores de cabeça e  garantem o que é o mais importante: Momentos únicos eternizados!

Kika Duarte

_________________________________________________________________________

Consulte em nosso guia de fornecedores os profissionais que irão ajudar em sua festa, com artigos, doces, fotografia, filmagem, bolos e muito mais.

2 comentários sobre “3 dicas na hora de contratar fotógrafo para festas

  1. Adimeia Peixoto  disse:

    Amei as dicas. Estou iniciando no ramo de organização de eventos e toda dica é muito bem vindo, especialmente essas que são muito relevantes. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>