Marketing Digital Festas

Marketing digital: 5 Dicas para Transformar seu Negócio de Festas!

O avanço do acesso à internet e a intensificação do uso das mídias sociais trouxeram profundas mudanças na forma de divulgação de produtos e serviços de praticamente todos os segmentos; No mercado de festas não é diferente; Saber lidar com o marketing digital e as novas mídias é fator cada vez mais essencial para a obtenção de bons resultados e evitar gastos com campanhas pouco eficientes.

No Auguri já desenvolvemos diferentes versões de sites e utilizamos mídias digitais há mais de dez anos; inicialmente com campanhas no Google Adwords e com o passar dos anos passamos a investir em outras mídias, principalmente mídias sociais como Facebook e Instagram;

Se por um lado o Marketing Digital ajuda muito na divulgação da empresa, por outro lado muitas pessoas se sentem confusas em função da grande quantidade de informação e de ferramentas disponíveis.

Reunimos abaixo 5 das principais dicas que citamos nos cursos presenciais e consultorias que já realizamos, que podem fazer uma sensível diferença nos resultados de seu negócio.

5 Dicas de Marketing Digital

1) Entenda (realmente) quem é seu público

Definir o público alvo parece algo elementar em todo tipo de negócio, porém muitas pessoas não fazem isso corretamente. No marketing digital essa definição é primordial para todas as decisões, como criação de conteúdo, segmentação de campanhas etc. Mais do que público alvo amplo, é importante definir a “persona” ou “avatar”, que é um personagem fictício utilizado para exemplificar o cliente alvo.
Você precisa entender claramente quem é seu o público; quem é o potencial comprador de seu produto / serviço. Para ajudar, responda à perguntas como:
– São homens ou mulheres?
– Onde mora?
– Faixa etária?
– Nível de renda?
– Quais são seu interesses?
– Que marcas / blogs, acompanham?
Quais são seu problemas que você pode ajudar a solucionar?

2) Crie seu site

Muitas pessoas nos perguntam se é necessário criar um site para iniciar um negócio. Até é possível começar sem, porém para quem quer realmente atuar de forma profissional e se dedicar à desenvolver ao máximo o negócio é altamente recomendável a criação de um site. Diferentemente das mídias sociais, o site é um ambiente SEU, onde você poderá divulgar seu conteúdo, capturar contatos dos possíveis clientes etc. Além disso o site será essencial para a criação de anúncios com estratégias um pouco mais avançadas.

3) Desenvolva conteúdo de qualidade

Uma das principais características do “novo marketing” é a importância da geração de conteúdo. O consumidor hoje presta atenção e confia mais em empresas que forneçam um conteúdo de qualidade, antes mesmo da realização de venda. Entenda a fundo os desejos e necessidades de seu cliente potencial (ou “persona”, como citamos no item 1) e desenvolva conteúdos de qualidade que sejam relevantes para ele e estejam relacionados de alguma forma ao produto ou serviço que você oferece. Podem por exemplo posts com tendências, referências, artigos com dicas sobre decoração de festas, lembrancinhas, sugestões de doces, etc. Ao gerar conteúdo relevante, ao invés de somente oferecer diretamente seu serviço com anúncios cansativos, suas chances de se destacar e conquistar seus clientes potenciais aumenta consideravelmente.

4) Teste anúncios pagos

É possível atrair clientes sem o uso de mídia paga, porém ao investir em anúncios em mídias como Google Adwords e Facebook Ads, e criar campanhas de forma adequada, o potencial de sua empresa conquistar novos clientes aumenta consideravelmente. O marketing digital aumentou de forma exponencial as possibilidades de segmentação e com isso é possível criar anúncios muito direcionados ao seu público alvo, o que otimiza suas verbas de marketing e aumenta muito as chances de conversão em vendas. Além disso é possível mensurar detalhadamente os resultados e com isso ajustar continuamente as campanhas.

5) Remarketing

Você conhece o termo “remarketing”? Basicamente consiste em expor os anúncios para pessoas que já manifestaram interesse por seus produtos ou serviços, por exemplo,  pessoas que acessaram determinada página em seu site ou que visualizaram determinado vídeo.
Sabemos que em geral mais de 95% das pessoas não realizam uma compra ou mesmo não fornecem dados para uma empresa no primeiro contato. Um potencial cliente pode por exemplo ter pesquisado sobre organização de festas ou sobre doces decorados, entrou em seu site e depois e precisou sair por qualquer motivo. Se você “lembrar” ele/ela nos dias seguintes, que tem o produto ou serviço que estava procurando, as chances de venda são muito maiores do que um anúncio para quem nunca teve contato com sua empresa.
“Descartar” potenciais clientes que não converteram em um primeiro contato representa uma grande perda de vendas potenciais; O remarketing é uma estratégia amplamente utilizada por todas as empresas que utilizam o marketing digital de forma mais consistente.

A utilização correta do marketing digital pode  trazer uma grande transformação nos resultados de sua empresa, não importa o tamanho dela. Mais do que um diferencial, saber lidar com as novas mídias será cada vez mais um fator preponderante para o sucesso!

Piero Marco De Luccia

PS: Para quem quiser se aprofundar sobre o assunto, confira nossa agenda de cursos presenciais de marketing digital. Informações: cursos@augurifestas.com.br

  • São Paulo: 17 de dezembro de 2017
  • Lisboa: 14 de janeiro de 2018
  • Porto: 21 de janeiro de 2018

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Piero Marco De Luccia é administrador de empresas formado e pós graduado pela EAESP FGV em São Paulo e possui MBA com especialização em Marketing pela FIA. É sócio da Auguri Festas e responsável por ações de Marketing Digital que resultaram em centenas de festas e mais de 8.000 alunos.

4 comentários sobre “Marketing digital: 5 Dicas para Transformar seu Negócio de Festas!

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