6 dicas planejar negocio de festas

6 dicas para você Planejar seu Negócio de Festas para 2018

A época de festas de final e início do ano é muito gostosa para confraternizações e  renovação de energias, mas mesmo com tantos compromissos com  filhos, parentes e amigos é fundamental aproveitarmos esse período do ano para outra atividade muito importante: realizar o planejamento de nosso negócio de festas para o ano seguinte.

Como falo sempre em meus cursos e consultorias, mesmo para quem está dando seus primeiros passos no mercado de festas, “pensar como um negócio” é fundamental para a conquista de seu espaço no mercado.

Você já realizou o seu planejamento?

Listamos abaixo 6 ações que você pode (e deve) realizar para planejar melhor seu ano e melhorar seus resultados de forma consistente.

6 Dicas para Planejar Negócio de Festas

1) Conheça os números de sua empresa

Antes de falarmos em melhoria de resultados, é preciso conhecer os números atuais de seu negócio.  Parece bastante óbvio mas muita gente não faz essa análise.

É importante saber dados como:

– Custos Fixos

– Orçamentos enviados a cada mês

– Quantidade de vendas realizadas

– Faturamento mensal

– Margem de lucro de cada produto ou serviço

– Presença digital: Acessos mensais ao site, seguidores na mídias sociais, engajamento dos seguidores.

Com seus dados organizados ficará mais fácil entender o que precisar ser melhorado, quais custos podem ser reduzidos, definir metas etc.  Se tivermos como rotina a organização mensal deste números a análise fica muito mais simples e rápida.

2) Defina suas metas

Para obtermos bons resultados é importante sabermos onde queremos chegar. Se você faz festas, por exemplo, qual a retirada que você deseja realizar a cada mês? Quantas festas serão necessárias para obter este valor? O mesmo vale para quem faz doces, serviços de recreação e todos inúmeros nichos dentro do segmento de festas.

É importante também fazer uma análise sobre sua capacidade produtiva, qual sua capacidade atual e partir de que volume você precisará contratar funcionários ou investir em equipamentos

3) Analise seu Funil de Vendas

Em todo segmento é importante analisar suas vendas como um Funil, ou seja, você precisa atingir um determinado volume de potenciais clientes, despertar interesse, enviar propostas e efetivar a venda para um percentual destes potenciais clientes. A partir dos dados levantados no item 1, entenda por exemplos quantos acessos seu site tem por mês, quantas ligações e e-mails recebe, qual o percentual de vendas em relação aos orçamentos enviados.

Analisando os números fica mais fácil entender se é preciso melhorar o alcance de sua divulgação, ou se é preciso tornar a proposta mais competitiva e adequada ao seu público alvo, etc.

4) Defina seus canais de marketing para conquista de novos clientes

Como você irá divulgar seu negócio no próximo ano? Revistas, folhetos, Google Adwords, Facebook, Instagram?  Testar diferentes canais de mídia é importante, assim como entender qual dá maior retorno com isso concentrar sua verba no canal com maior.

Uma das vantagens das mídias digitais como google adwords ou facebook ads é que em poucos minutos é possível iniciar uma campanha, com a verba diária que você definir. Por outro lado precisamos ficar atentos à técnicas e anúncios e à segmentação correta, para evitar desperdícios.

5) Fidelize seus clientes atuais

Conquistar novos clientes é fundamental mas não podemos jamais esquecer de valorizar nossos atuais clientes. Mantenha seu cadastro de clientes atualizado (para a maioria das empresas  planilhas em excel são perfeitamente suficientes), anote dados importantes com a data do aniversário, nome dos filhos, opiniões sobre o serviço (quer podem ser obtidas em uma breve pesquisa após a festa).

No ano seguinte você pode por exemplo enviar e-mail ou mensagem de parabéns, comentar que está com uma nova opção de doces, que se preocupou em melhorar algum detalhe que ela comentou. A demonstração de atenção e profissionalismo sempre conta pontos para que o cliente pense duas vezes antes de contratar outra empresa.

6) Reveja seus “produtos”

Rever periodicamente os produtos e  serviços que você oferece é muito importante, para que você não seja visto como “desatualizado” por seus clientes.

Mesmo para quem já tem um volume confortável de clientes, é importante nunca se acomodar. Buscar constante atualização, ampliar o networking, conhecer tendências em decoração, doces, balões, peças, flores,  são  atitudes fundamentais para que sua empresa tenha sempre um diferencial e se destaque e seu clientes e prospects vejam você sempre como uma referência.

Com disciplina, perseverança, e algumas ferramentas e controles que facilitem seu dia a dia sua empresa irá evoluir a cada ano e  se destacar dentro de seu nicho.

Boas festas e sucesso!

Kika Duarte e Piero Marco De Luccia

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Confira alguns cursos que podem ajudar você no planejamento e no dia a dia de sua empresa:

Mini Curso Orçamento de Festas Descomplicado

Agenda de Cursos Presenciais (Gestão,  Decoração e Marketing Digital)

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Kika Duarte é decoradora e fundadora da Auguri Festas. Além das festas, ministra cursos e consultorias sobre o mercado de festas;  já  percorreu mais de 40 cidades em todos o Brasil, além de Chile, Argentina, Equador e Portugal, com mais de 8.000 alunos.

Piero Marco De Luccia é administrador de empresas formado e pós graduado pela EAESP FGV em São Paulo e possui MBA com especialização em Marketing pela FIA. É sócio da Auguri Festas e responsável há mais de 10 anos por ações de Marketing Digital que resultaram em milhares de clientes de festas e cursos.

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